martes, 26 de mayo de 2020

#livros #arquitetura | Carrilho da Graça : guia de arquitetura : projetos construídos, Portugal

Carrilho da Graça : guia de arquitetura : projetos construídos, Portugal = architectural guide : built projects, Portugal / fotografia, Nuno Cera.
Lisboa : A+A, 2019.
181 p.: il.
ISBN 9789899846296

/ PT / EN / Libros / Arquitectura – Siglo XX – Portugal / João Luís Carrilho da Graça
ehuBiblioteka BCG A-72GRAÇA CAR
https://ehu.on.worldcat.org/oclc/1126996356

Architect João Luís Carrilho da Graça has been active since the early 1990s, and has produced a range of built works throughout his native Portugal. In a preface to this guide he writes, However intense and persistent our attention to the programme, the site, the construction system, and the detail we do not wish to show, much of it is fragile. The more we build, the greater the map of our concerns. Featuring more than 40 projects, the guide serves as both a documentation of the architects prolific output and an in-depth examination of his style and approach. It includes extensive textual analyses by Michel Toussaint and Marta Sequeira, as well as detailed profiles of each built work.

 
Livro reúne projectos construídos pelo arquitecto Carrilho da Graça em Portugal.
A obra vai ser lançada na terça-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Publico, 2019-02-11
https://www.publico.pt/2019/02/11/culturaipsilon/noticia/livro-reune-projetos-construidos-arquitecto-carrilho-graca-portugal-1861586

O livro ‘Guia de Arquitectura Carrilho da Graça Projectos Construídos Portugal’, editado pela A+A Books, vai ser lançado na terça-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Trata-se do terceiro livro desta colecção, em edição bilíngue — português e inglês —, depois do lançamento de obras dedicadas ao trabalho dos arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

O lançamento do guia da obra de Carrilho da Graça está previsto para as 18h30, no CCB, com a presença do arquitecto, e ao mesmo tempo será inaugurada uma instalação em vídeo ‘Estranha Leveza — Carrilho da Graça’ por Nuno Cera.

A instalação, que ocupará um pavilhão projectado pelo arquitecto Carrilho da Graça, estará patente até ao dia 3 de Março no Jardim das Oliveiras, no CCB.

Nascido em Portalegre, João Carrilho da Graça, de 64 anos, galardoado com o Prémio Pessoa em 2008, é autor, entre outros projectos, da Escola Superior de Comunicação Social, concluída em 1993 — galardoada com o Prémio Secil no ano seguinte —, do Museu do Oriente, da musealização arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge, e da Escola de Música da Escola Politécnica, entre outros projectos.

O arquitecto licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977, ano em que iniciou a sua actividade profissional.

Foi, por várias vezes, nomeado para o prémio europeu de arquitectura Mies van der Rohe (1990, 1992, 1994, 1996, 2009, 2011, 2013), distinguido com o Prémio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música de Lisboa (2008).

Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa (1999), o título de Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa (2010) e a Medalha da Académie d'Architecture de França (2012).

De acordo com a editora A+A Books, este projecto de guias de arquitectura "visa a divulgação, promoção e internacionalização da arquitectura portuguesa".

A coordenação editorial é de Maria Melo e de Michel Toussaint, a pesquisa e produção de Luís Filipe Fernandes, e os textos são da autoria de Marta Sequeira e de Michel Toussaint, contando com a colaboração de Ana Luísa Ferreira, Joana Carneiro, Mariana Abrantes, Matilde Ramos, Pedro Pral, tradução de Isabel Rodrigues, fotografia de Nuno Cera e design gráfico de Pedro Rufino.

No hay comentarios:

Publicar un comentario